Quem Somos

É possível guardar boas lembranças da passagem por um hospital?

 

O Grupo Saracura existe para provar que sim!

Somos uma organização especializada em música aplicada aos cuidados de saúde. Com 19 anos de experiência, o Saracura promove a humanização e a transformação da experiência no cuidado de pacientes, familiares e colaboradores através de intervenções musicais especializadas em ambientes hospitalares. Através do cancioneiro popular, com um repertório baseado em músicas tradicionais, os músicos do Saracura permitem que crianças e adultos internados sejam recebidos pelos hospitais como pessoas completas e capazes de superar um período difícil que enfrentam sem serem privadas de um universo de boas experiências e lembranças positivas do período de internação.

Saracura no Hospital
Saracura humanização

Missão

Promover a humanização hospitalar e a transformação da experiência no cuidado de pacientes, familiares e colaboradores através de intervenções musicais especializadas em ambientes hospitalares e de atenção à saúde. Colaborar com a otimização da entrega de valor em cuidados de saúde para a população nos hospitais e centros de cuidado atendidos. Tornar-se um grupo de referência na área da música aplicada aos cuidados de saúde, criando, fomentando e disseminando boas práticas e soluções de humanização e atenção ao cuidado, oferecendo serviços especializados, produções artísticas, formação, pesquisa e acervo. ​

Valores

Excelência artística-musical; Comprometimento com os protocolos de segurança do paciente e qualidade em atenção à saúde; Confiança e acolhimento; Empatia e compaixão; Cortesia e gentileza; Ética e cidadania; Responsabilidade Social. ​

Visão

Fomentar a música como fator de transformação de experiências nas instituições de saúde, por meio da atuação profissional de músicos junto a pacientes, familiares e colaboradores, sempre em conformidade com os principais protocolos de segurança, qualidade e acreditação hospitalar. Estabelecer e consolidar um campo de conhecimento e de atuação profissional para músicos no âmbito da humanização na área da saúde. Criar conteúdos artísticos e culturais, disponibilizando e compartilhando seus desdobramentos, reflexões, experiências e pesquisas com a sociedade. .

HISTÓRICO

 

Há 19 anos atuando nos hospitais!

O Saracura entoou seus primeiros acalantos em 2005, quando quatro amigos músicos foram convidados a tocar para as crianças no Hospital Infantil Sabará. O projeto nasceu, inicialmente, de uma maneira despretensiosa, com o objetivo de tornar mais agradável o tempo de espera das crianças e seus familiares no Pronto-Socorro deste hospital, onde atuamos até hoje. Com o tempo, percebeu-se que haviam outros espaços carentes de música e arte dentro daquele ambiente hospitalar, como os quartos de internação e a UTI, onde passamos a atuar. Então, nos mobilizamos para que houvesse um aperfeiçoamento metodológico e profissional. A partir de então, novos desafios e responsabilidades vêm surgindo, novas parcerias com outros hospitais e instituições, novos projetos e uma equipe cada vez maior de músicos cuidadores.

Todos esses esforços e cuidados, transformaram o Saracura em uma iniciativa pioneira no Brasil, sendo hoje a única a atuar com música em ambientes de saúde de alta complexidade, como UTI’s neonatais!

MÚSICOS-CUIDADORES

 

Conheça os Saracuras!

O Grupo Saracura conta com uma equipe de 12 atuantes com formação profissional em música e capacitação técnico-teórica para a atuação como músico-cuidador em ambientes hospitalares, inclusive naqueles mais delicados, levando música às alas de internação, pronto-atendimento e UTI’s pediátrica e adulta.

PESQUISA

 

O Saracura considera fundamental pesquisar as músicas tradicionais brasileiras

O Grupo Saracura tem uma área dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento, que é responsável pelo aperfeiçoamento contínuo da nossa atuação, levantamento bibliográfico e elaboração de metodologia e repertório. Baseado no cancioneiro popular, o Grupo Saracura busca sempre expandir seu leque de músicas através de suas pesquisas. Essas pesquisas visam também resgatar e reinserir a prática musical no cotidiano das pessoas atendidas pelas nossas visitas como, por exemplo, cantigas entoadas pelas crianças em suas atividades lúdicas e que integram o universo infantil. Essas melodias passam de geração a geração, para entreter, embalar e fazer adormecer as crianças e significam um elo de interação muito poderoso. O desenvolvimento das pesquisas do Saracura é baseado principalmente na tradição oral, ou seja, na troca de informações entre os atuantes e aqueles que os recebem. Essa troca, que ocorre durante as intervenções, é registrada em gravações e posteriormente transcrita e catalogada sob a forma de apostilas de partituras que além de servirem como registro e documentação, também são usadas nos treinamentos de novos músicos atuantes e nas reciclagens de ampliação de repertório das equipes. .