Quem Somos

APRESENTAÇÃO

É possível guardar boas lembranças da passagem por um hospital?

O Grupo Saracura existe para provar que sim!

Somos um coletivo de músicos, formado em 2005, que desenvolve práticas musicais especializadas em hospitais. Através do cancioneiro popular, com um repertório baseado em músicas tradicionais, os músicos do Saracura levam a crianças e adultos internados em hospitais bem estar, harmonia e um leque de emoções despertadas através da música ao vivo, melhorando as condições de sua estadia, transformando sua experiência e estimulando a integração entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.

Missão

Tornar-se referência na área da música aplicada à saúde, oferecendo produções artísticas, treinamento, pesquisa e acervo. Contribuir para a humanização hospitala e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão e o diálogo com diversos setores da sociedade do lado de fora dos hospitais.

Valores

Excelência artística-musical; profissionalismo; empatia e espontaneidade; alegria e confiança; altruísmo e generosidade; ética e cidadania; responsabilidade social.

Visão

Promover e fomentar a música como agente integrativo por meio da atuação profissional de músicos junto a pacientes hospitalizados, seus familiares e profissionais de saúde. Estabelecer um novo campo de conhecimento e atuação profissional para músicos . Compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade em geral, disponibilizando conteúdos, pesquisas e produtos culturais e artísticos.

HISTÓRICO

Mais de 10 anos atuando nos hospitais!

 

O Saracura entoou seus primeiros acalantos em 2003, quando alguns de seus artistas foram convidados a tocar músicas para as crianças no Hospital Infantil Sabará. O projeto nasceu, inicialmente, da ideia de tornar mais agradável o tempo de espera das crianças e seus familiares no Pronto-Socorro.

Com o tempo, percebeu-se que haviam outros espaços carentes de música e arte dentro do ambiente hospitalar, como os quartos de internação e UTI, onde o Saracura passou a atuar. Esta iniciativa foi muito bem recebida pelas crianças, familiares e profissionais de saúde e passou a ser o novo foco de trabalho do grupo.

Com o aumento das visitas, o trabalho dos Saracuras chamou a atenção de especialistas das áreas de Psicologia, Pediatria e Infectologia, que vieram a prover a orientação adequada e a implantação de protocolos técnicos específicos para as atuações em ambientes hospitalares de alta complexidade.

Hoje, todos os músicos atuantes do Saracura são profissionais da área e passam por um programa de capacitação, que aborda desde questões de aptidão técnica musical até noções de psicologia, protocolos de conduta e higiene específicos para a atuação dentro das unidades de saúde.

Todos esses esforços e cuidados, transformaram o Saracura em uma iniciativa pioneira no Brasil, sendo hoje a única a atuar em ambientes de alta complexidade.

A EQUIPE

Conheça os Saracuras!

 

O Grupo Saracura conta com uma equipe de 30 músicos profissionais, aptos e qualificados a atuar nos diferentes setores dos hospitais, inclusive naqueles mais delicados, levando música às alas de internação, pronto-atendimento e unidades de tratamento intensivo – UTI’s pediátrica e adulta.

PESQUISA/EXTENSÃO

O Saracura considera fundamental pesquisar e resgatar o cancioneiro popular

 

Com um repertório baseado em músicas tradicionais, o Grupo Saracura busca sempre expandir seu leque de músicas através de suas pesquisas. Essas pesquisas visam também resgatar e reinserir a prática musical no cotidiano das pessoas atendidas pelas nossas visitas como, por exemplo, cantigas entoadas pelas crianças em suas atividades lúdicas e que integram o universo infantil. Essas melodias passam de geração a geração, para entreter, embalar e fazer adormecer as crianças e significam um elo de interação muito poderoso.

O desenvolvimento das pesquisas do Saracura é baseado principalmente na tradição oral, ou seja, na troca de informações entre os atuantes e aqueles que os recebem. Essa troca, que ocorre durante as intervenções, é registrada em gravações e posteriormente transcrita e catalogada sob a forma de apostilas de partituras que além de servirem como registro e documentação, também são usadas nos treinamentos de novos músicos atuantes e nas reciclagens de ampliação de repertório das equipes.

Programa de capacitação

O curso é voltado não só para questões de aptidão técnica cênico-musical, abrange também noções de psicologia, protocolos de conduta e higiene específicos para a atuação artística dentro das unidades de saúde. Através de estágios supervisionados e práticas musicais, o treinamento visa estimular e desenvolver o potencial de interação e versatilidade dos artistas dentro das unidades de atendimento.

Se você é musicista, e tem interesse em participar do Saracura dentro dos hospitais, entre em contato conosco!
Patrocínio
Realização