Quem Somos
É possível guardar boas lembranças da passagem por um hospital?
O Grupo Saracura existe para provar que sim!
Somos uma organização especializada em música aplicada aos cuidados de saúde. Com 19 anos de experiência, o Saracura promove a humanização e a transformação da experiência no cuidado de pacientes, familiares e colaboradores através de intervenções musicais especializadas em ambientes hospitalares. Através do cancioneiro popular, com um repertório baseado em músicas tradicionais, os músicos do Saracura permitem que crianças e adultos internados sejam recebidos pelos hospitais como pessoas completas e capazes de superar um período difícil que enfrentam sem serem privadas de um universo de boas experiências e lembranças positivas do período de internação.



Missão
Promover a humanização hospitalar e a transformação da experiência no cuidado de pacientes, familiares e colaboradores através de intervenções musicais especializadas em ambientes hospitalares e de atenção à saúde. Colaborar com a otimização da entrega de valor em cuidados de saúde para a população nos hospitais e centros de cuidado atendidos. Tornar-se um grupo de referência na área da música aplicada aos cuidados de saúde, criando, fomentando e disseminando boas práticas e soluções de humanização e atenção ao cuidado, oferecendo serviços especializados, produções artísticas, formação, pesquisa e acervo.
Valores
Excelência artística-musical; Comprometimento com os protocolos de segurança do paciente e qualidade em atenção à saúde; Confiança e acolhimento; Empatia e compaixão; Cortesia e gentileza; Ética e cidadania; Responsabilidade Social.
Visão
Fomentar a música como fator de transformação de experiências nas instituições de saúde, por meio da atuação profissional de músicos junto a pacientes, familiares e colaboradores, sempre em conformidade com os principais protocolos de segurança, qualidade e acreditação hospitalar. Estabelecer e consolidar um campo de conhecimento e de atuação profissional para músicos no âmbito da humanização na área da saúde. Criar conteúdos artísticos e culturais, disponibilizando e compartilhando seus desdobramentos, reflexões, experiências e pesquisas com a sociedade. .
HISTÓRICO
Há 19 anos atuando nos hospitais!
O Saracura entoou seus primeiros acalantos em 2005, quando quatro amigos músicos foram convidados a tocar para as crianças no Hospital Infantil Sabará. O projeto nasceu, inicialmente, de uma maneira despretensiosa, com o objetivo de tornar mais agradável o tempo de espera das crianças e seus familiares no Pronto-Socorro deste hospital, onde atuamos até hoje. Com o tempo, percebeu-se que haviam outros espaços carentes de música e arte dentro daquele ambiente hospitalar, como os quartos de internação e a UTI, onde passamos a atuar. Então, nos mobilizamos para que houvesse um aperfeiçoamento metodológico e profissional. A partir de então, novos desafios e responsabilidades vêm surgindo, novas parcerias com outros hospitais e instituições, novos projetos e uma equipe cada vez maior de músicos cuidadores.
Todos esses esforços e cuidados, transformaram o Saracura em uma iniciativa pioneira no Brasil, sendo hoje a única a atuar com música em ambientes de saúde de alta complexidade, como UTI’s neonatais!

MÚSICOS-CUIDADORES
Conheça os Saracuras!
O Grupo Saracura conta com uma equipe de 12 atuantes com formação profissional em música e capacitação técnico-teórica para a atuação como músico-cuidador em ambientes hospitalares, inclusive naqueles mais delicados, levando música às alas de internação, pronto-atendimento e UTI’s pediátrica e adulta.

Daniel Zacharias Violão, Cavaquinho, Voz, Direção Daniel Zacharias é pós-graduado em Musicoterapia pela Faculdade Santa Marcelina, e bacharel em Música Popular pela UNICAMP. Graduado técnico em Regência sob a orientação do maestro Jorge Sarmientos Jr. Como educador, ministrou aulas de música para menores de comunidades da região periférica de Campinas na Fundação Eufraten e em São Paulo foi professor de guitarra, violão e teoria musical do Espaço Cultural do colégio Vértice. Atualmente é diretor músical, regente e arranjador titular da Orquestra Zucchero, representou o Brasil no 15º Festival de Teatro de Havana, em Cuba, acompanhando as cias “Do Miolo” e “Pauliceia”. É sócio-fundador do Grupo Saracura, no qual atua como violonista e cavaquinista e Diretor Comercial, Projetos e Pesquisa.

Gabriel Corrêa Violão, Voz, Direção Gabriel Corrêa é formado em Violão Brasileiro pela EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo). Em 2005 fundou o Grupo Saracura, grupo de humanização hospitalar através da música, onde atuou como músico nos hospitais durante 8 anos e hoje atua como Diretor Jurídico e Financeiro. Atua desde 2013 como professor de música do Ensino Fundamental I e II no Colégio Ofélia Fonseca em São Paulo, e atuou na escola Querigma como professor de violão, na escola NANE, voltada para crianças especiais e no ensino infantil na Escola Floresta Encantada, em Cotia-SP. Além disso atua em diversos grupos como violonista de samba e de músicas autorais.

Mari Zacharias Voz, Direção Mari Zacharias é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mariana estudou técnicas de corpo e linguagem musical em teatro, dança e performance na Faculdade de Comunicação das Artes do Corpo. Fez aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar-NELIS (Núcleo de Ensino Qualidade e Humanização em Saúde) e se formou na primeira turma de “músicos atuantes em hospitais e instituições de idosos” realizado pelo Hospital Premier. Mariana é sócia-fundadora do Grupo Saracura, no qual atua como cantora e Diretora de Marketing e Comunicação.

Edmar Pereira Flauta, Voz, Direção Edmar Pereira é pós-graduado em Musicoterapia pela Faculdade Santa Marcelina, e bacharel em Música Popular pela UNICAMP. Participou de workshops com renomados músicos como Vinícius Dorin, Idris Boudrioua, Thomas Walsh, Naylor ‘Proveta´ Azevedo, Inaldo Cavalcante Spok, Lupa Santiago, Arrigo Barnabé, Robert Burke, Phill DeGreg, Alexandros Markeas e Claude Ledoux. Na música popular, trabalhou com diversos grupos como: Mário Campos e Coletivo Orquestral, Di Melo, Francisco el hombre Höröyá, Skafandros Orkestra, Intravenal, Bigband NaGaveta e João Suplicy, Toinho Melodia, Èkó Afrobeat, Fervo da Vila e Tangoleón. É sócio e Diretor de Relacionamento e Pesquisa do Grupo Saracura, que trabalha com a humanização de ambientes hospitalares através da música.
PESQUISA
O Saracura considera fundamental pesquisar as músicas tradicionais brasileiras
O Grupo Saracura tem uma área dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento, que é responsável pelo aperfeiçoamento contínuo da nossa atuação, levantamento bibliográfico e elaboração de metodologia e repertório. Baseado no cancioneiro popular, o Grupo Saracura busca sempre expandir seu leque de músicas através de suas pesquisas. Essas pesquisas visam também resgatar e reinserir a prática musical no cotidiano das pessoas atendidas pelas nossas visitas como, por exemplo, cantigas entoadas pelas crianças em suas atividades lúdicas e que integram o universo infantil. Essas melodias passam de geração a geração, para entreter, embalar e fazer adormecer as crianças e significam um elo de interação muito poderoso. O desenvolvimento das pesquisas do Saracura é baseado principalmente na tradição oral, ou seja, na troca de informações entre os atuantes e aqueles que os recebem. Essa troca, que ocorre durante as intervenções, é registrada em gravações e posteriormente transcrita e catalogada sob a forma de apostilas de partituras que além de servirem como registro e documentação, também são usadas nos treinamentos de novos músicos atuantes e nas reciclagens de ampliação de repertório das equipes. .

