Hospitais

A Atuação

A proposta do Grupo Saracura é promover a humanização na área da saúde através da música, utilizando-a como fator de transformação de experiências nas instituições de saúde, facilitando as relações.

Na nossa atuação não vemos pacientes e doenças. Enxergamos pessoas e histórias de vida. Observamos desejos, paixões, memórias, inquietações e incertezas. Baseados no encontro e na cumplicidade, cantamos como uma forma de nos conectar com pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde de uma forma profunda e significativa. Trabalhamos para transformar uma percepção de dor, fragilidade ou tensão em uma experiência que propicie crescimento e autoconhecimento. Buscamos ressignificar o momento vivido por essas pessoas, por meio do acolhimento, da criação de vínculos, do fortalecimento da autoestima e do bem-estar dos pacientes, familiares e trabalhadores.

O Grupo Saracura possui dois campos de atuação com relação a hospitais parceiros: os hospitais privados, com atendimento via contratação direta; e os hospitais da rede pública ou instituições que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que recebem visitas gratuitas graças a projetos aprovados em leis de incentivo fiscal. Estes projetos possibilitam que empresas e pessoas físicas destinem parte de seus impostos (IR, ICMS, ISS e IPTU) para a realização dessas ações.

Colabore com o Saracura, faça a sua doação.

As Visitas

​Em duos ou trios, os músicos-cuidadores do Grupo Saracura combinam suas vozes a violões, cavaquinhos, violas, bandolins, violinos, harpas, sanfonas e flautas transversais, entoando com delicadeza e cuidado músicas tradicionais brasileiras e do cancioneiro popular.

São 15 anos testemunhando – diariamente – que a música tem a capacidade misteriosa e fantástica de acessar positivamente a sensibilidade das pessoas! Tocamos para idosos, adultos e também para bebês que, mesmo com poucas horas de vida, já reagem de forma surpreendente às notas musicais!

A música, especialmente no contexto hospitalar, é uma forma de percepção e de expressão capaz de transformar a realidade. Ela transcende obstáculos linguísticos e cognitivos, amplia o horizonte do olhar, proporciona outras leituras de mundo, abre possibilidades para questionamentos. O estímulo musical aciona memórias, aproximando cada pessoa da sua própria história e dos seus sentimentos. Assim, a música ajuda na construção de um novo modo de pensar, existir e agir no mundo, compreendendo a pessoa em cuidado em sua existência plena.  A música é uma potência na ressignificação dos processos de cuidado, é um recurso capaz de tornar os pacientes e cuidadores protagonistas da sua própria história.

Cada visita do Grupo Saracura é única e exclusiva, de acordo com a faixa etária e o estado de saúde do paciente, além das normas e condições específicas de cada ambiente hospitalar.

cultura de segurança

O Grupo Saracura atua em total conformidade com os requisitos internacionais de boas práticas assistenciais das entidades de acreditação hospitalar mais exigentes do mundo como a Joint Commission International (JCI), a ONA (Organização Nacional de Acreditação) ou a Qmentum International, além da Norma Regulamentadora NR 32, que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em serviços de saúde.

Desde treinamento até assepsia, identificação, imunização e paramentação certificada dos atuantes da equipe, o Grupo Saracura preza em todas as etapas pelo absoluto rigor e respeito ao acolhimento e à segurança do paciente em harmonia com a excelência artística e a sensibilidade.

Hospitais Atendidos

Mais de 20 unidades hospitalares parceiras na Grande São Paulo, entre elas:

vertical.jpg

Saracura em Números

​Entre 2010 e 2019, foram realizadas 7.934 visitas a hospitais parceiros, com 3 horas de duração cada. Isso significa que mais de 500.000 pessoas receberam a visita do Grupo Saracura nos últimos 9 anos!

DEPOIMENTOS

Patrocínio
Realização