O que fazemos?

O PROJETO

Em 7 anos de existência, o Saracura já realizou mais de 1.800 visitas em unidades de saúde, atendendo, diretamente, mais de 80.000 pessoas. Essas visitas são feitas apenas por músicos atuantes profissionais (não voluntários) e com capacitação e treinamento específicos para o ambiente hospitalar. Atualmente, dispomos de uma equipe de 16 músicos atuantes capacitados e mais equipes de gestão, produção, assessoria e suporte técnico.

Conheça a nossa equipe

Para manter toda essa estrutura, o Saracura viabiliza a continuidade de suas atividades através de recursos provenientes de doações diretas e/ou parcerias com empresas e pessoas físicas, que nos subsidiam através de Leis de Incentivo. destinando parte de seus impostos (IR e ICMS) para a nossa organização.

Estamos certificados em leis estaduais (ProAC-ICMS) e federais (Lei Rouanet de incentivo à cultura). Para saber mais sobre as Leis de Incentivo e sobre como colaborar com o Saracura, destinando parte de seus impostos devidos, clique aqui.

Para saber mais sobre as Leis de Incentivo e sobre como colaborar com o Saracura, destinando parte de seus impostos devidos, clique aqui

Em 2014, contamos com o apoio do Banco Itaú e da Farmacêutica Libbs para podermos levar, todos os dias, músicas a hospitais de São Paulo!

AS VISITAS

Em duplas ou trios, os músicos do Saracura circulam pelo interior dos hospitais, realizando intervenções nas alas de internação e também nas UTI's. Dispondo de variadas instrumentações, as equipes de Saracuras combinam suas vozes a violões, cavaquinhos, sanfonas, instrumentos de sopro e pequenos instrumentos de percussão, sempre de acordo com as condições específicas de cada ambiente que nos recebe.

Visitamos os quartos e, a partir do silêncio, entoamos com delicadeza e cuidado as melodias que transformam o tempo em espaço e alegram os ambientes de confinamento.

Acreditamos que a Música tem o poder misterioso e fantástico de acessar, sem escalas, a alma das pessoas, tanto é que tocamos em alas de neo-natal para bebês que, mesmo com poucas horas de vida, já reagem de forma surpreendente às canções! Muitas vezes, provocando supresa até mesmo para as mais experientes cuidadoras das unidades onde entramos.

Assista a um de nossos pequenos vídeos

para conhecer um pouco melhor como são essas visitas.

OUTROS VÍDEOS

Visite e assine o nosso canal no Youtube

Se você já recebeu uma visita do Saracura, poste um relato usando a #gruposaracura e compartilhe conosco suas impressões!

PESQUISA

O Saracura considera fundamental pesquisar e resgatar o cancioneiro popular infantil, que são as cantigas entoadas pelas crianças em suas atividades lúdicas e que integram o universo infantil. Essas melodias passam de geração a geração, entoadas pelos adultos para entreter, embalar e fazer adormecer as crianças.

O desenvolvimento dessas pesquisas é baseado principalmente na tradição oral, ou seja, na troca de informações entre os Saracuras e aqueles que os recebem. Essa troca, que ocorre durante as intervenções, é registrada em gravações e posteriormente transcrita e catalogada sob a forma de partituras. Por fim, são produzidas pequenas apostilas que, além de servirem como registro, também são usadas no treinamento de novos músicos atuantes e nas reciclagens de ampliação de repertorio das equipes.

Em breve, disponibilizaremos pequenos livretos com os materiais catalogados!

Acompanhe nossa fanpage para ficar por dentro das novidades do Saracura!

CAPACITAÇÃO

A ampliação das equipes de músicos está diretamente ligada ao aumento do número de leitos atendidos, ou seja, é constante e de grande importância.

Para isso, o Saracura desenvolve semestralmente um programa de treinamento e capacitação para novos músicos atuantes. Já ser um músico profissional é um pré-requisito para fazer parte da equipe, portanto o programa do treinamento é voltado especialmente para as dificuldades e cuidados envolvidos na atuação específica em unidades de saúde, além de estágios supervisionados e práticas musicais que visam estimular e desenvolver o potencial de interação e versatilidade dos músicos dentro das unidades de atendimento.

Se você é músico e tem interesse em participar das cantorias do Saracura dentro dos hospitais, entre em contato conosco!

HOSPITAIS ATENDIDOS

A atuação do Saracura é baseada no encontro e na cumplicidade gerada através da música entre os Saracuras e aqueles que os recebem nas unidades de atendimento! Sejam eles pacientes, familiares ou cuidadores.

Por isso, é essencial que haja uma regularidade nas visitas dos músicos às unidades de atendimento, e isso só é alcançado graças às parcerias que se criam entre o Grupo Saracura e os hospitais que nos recebem.

Além disso, é de vital importância a relação entre o Saracura e as coordenadorias especificas de cada instituição, para que todas as medidas e protocolos de atuação nesses ambientes sejam garantidas.

Atualmente, estamos atuando em parceria com os seguintes hospitais de São Paulo:

  • AACD

    Associação de Assistência à Criança Deficiente

  • GRAACC

    Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer

  • HCor

    Hospital do Coração

  • HIS Sabará

    Hospital Infantil do Hospital Sabará

  • Hospital São Paulo

    UNIFESP

  • ICr

    Instituto da Criança (Hospital das Clínicas da FMUSP)

  • itaci

    Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

  • Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

  • UCINE

    Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (Hospital das Clínicas da FMUSP)